Agosto – Mês das Vocações
Agosto é dedicado às Vocações. Cada semana desse mês é dedicada a uma específica vocação. Sendo elas as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.
Somos chamados para servir, amar, anunciar o Reino de Jesus, cada um respondendo no seu estado de vida.
Vocação: um sentido à vida
Quando falamos de “vocação”, devemos interpretá-la como o convite que Deus faz a cada ser humano, chamando-o a viver uma vida plena: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (cf. Jo 10, 10). Deste modo, cada ser humano é chamado a assumir uma condição no mundo e a viver de tal forma que seja manifesto à plenitude de sua humanidade, à sua graça original, perdida no primeiro homem – Adão – e resgatada em Jesus – novo Adão. Desta maneira, torna-se um grande desafio, para cada ser humano, discernir e responder – em âmbitos humanos e espirituais – às inspirações que Deus coloca em seu coração, que são capazes de levá-lo a viver conforme a essência de sua criação: “Imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1, 26).
A vida é um leque de opções e existem mil coisas que o ser humano é livre para escolher. A vida não pode ser desperdiçada com escolhas equivocadas, que podem desfigurar o ser humano. Na tentativa de trazer luzes à uma escolha que plenifica o ser humano, a Igreja, neste mês de agosto, vos convida a intensificar vossas orações pelas vocações. Nesse sentido, a Pastoral Vocacional assume um papel ímpar na comunidade eclesial, pois busca ajudar aos que a procuram; a fazer um discernimento claro e que corresponda aos anseios humanos e à vontade divina.
Na segunda carta de São Pedro, somos exortados: “[…] irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (2Pd 1, 10). Nisso, compreendemos o quanto é importante e necessário rezar pelo discernimento vocacional. Além do mais, o próprio Senhor nos exorta, no evangelho de Lucas, quando diz: “grande é a messe, mas pouco são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe” (Lc 10, 2).
Por isso, caros irmãs e irmãos – em especial, os amigos de São Francisco –, queremos apresentar a vós, neste mês de agosto, em conformidade com a Igreja, cinco pequenos textos sobre as vocações, e ao mesmo tempo pedir para que intensificai as vossas orações.
Recebeis meu fraterno abraço,
Fr. Marco Antonio Abreu Lomar.