Paz na terra aos homens por ele amados

23 de dezembro de 2022

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

O dia 24 de dezembro de 2022, para nós é uma noite Santa, a noite em que fomos presenteados com o nascimento de nosso salvador, Jesus Cristo. Após as quatro semanas do tempo do Advento, em que esperamos ansiosamente a chegada do Salvador, hoje recordamos com alegria o nascimento de Jesus.  

Nessa noite Santa, recordamos o que aconteceu há mais de dois mil anos atrás, mas não como algo antigo ou muito distante de nós, mas o nascimento de Jesus se atualiza hoje em nossa história. Ele continua presente no meio de nós e, hoje, Ele quer nascer em nossa família. Quando nos reunirmos para ceia e confraternizarmos com a nossa família, não podemos esquecer da razão de tudo que é Jesus Cristo.  

Peçamos nessa noite Santa que o menino Jesus nos traga a paz e deixemos com que Ele reine em nossa casa e em nossa família. Não tornemos essa noite triste ou sem sentido, pelo contrário, ela tem total sentido e deve ser cheia de alegria, pois Jesus nasceu nessa noite e Ele deve ser a causa da nossa alegria.  

Imaginemos, irmãos e irmãs, a alegria de Nossa Senhora e de São José nessa noite, pois geraram o filho de Deus. Eles também assumiram uma grande missão e disseram Sim a Deus. Que possamos nos encher da mesma alegria e assumir a missão de ser anunciadores da paz. Sejamos missionários e levemos a alegria que vem de Jesus para os entristecidos, agradecendo a Deus o dom da nossa vida.  

Nessa noite santa, o verbo se fez carne e habitou entre nós, Deus se dignou assumir a condição humana, para ensinar a humanidade o caminho do amor e da paz. O Sol nascente veio nos visitar e nos iluminar com a sua luz. Não deixemos que a luz de Deus se apague em nós, mas que ela continue viva e acesa.  

A missa da Noite de Natal, conhecida como “Missa do Galo”, teria que ser celebrada à meia-noite, mas devido à segurança e por questões pastorais, as paróquias realizam essa missa mais cedo. É Missa do Galo, porque o galo é o primeiro que canta quando amanhece o dia, e Jesus é o Sol nascente que veio nos visitar.  

Como cristãos católicos, devemos participar tanto da missa da noite de Natal, como da missa do dia de Natal, pois são missas diferentes, e uma não substitui a outra. Se formos na missa da noite, temos que ir na do dia, também.  

A primeira leitura da missa da noite é do profeta Isaías (Is 9, 1-6). Isaías, há cerca de 400 anos a.C, prevê aquilo que aconteceria a partir do nascimento de Jesus Cristo. Isaías estava no contexto do exílio da Babilônia e o povo encontrava-se triste e desanimado. Isaías diz que o povo que andava na escuridão viu uma grande luz e para aqueles que andavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. A tristeza deu lugar à alegria e o povo que andava nas trevas viu uma grande luz. As trevas representam a escuridão e o pecado e Cristo vem iluminar as trevas e nos redimir do pecado. Naquele momento, o povo voltava de um período de escuridão e de pecado que era o exílio da Babilônia e de agora em diante o povo voltou para a sua terra, sob a luz do Senhor.  

O Menino que vai nascer restabelecerá a aliança rompida pelo povo e selará uma aliança eterna entre a humanidade e Deus. Ele há de ser o príncipe da paz, conselheiro admirável, Deus forte. Ele anunciará a paz e o seu reinado será, sobretudo, em prol dos humildes, e pregará a justiça e a paz.  

O salmo responsorial é o 95 (96) e o refrão vai ao encontro com o que ouvimos na primeira leitura e o que celebramos nessa noite: “Nasceu hoje para nós o Salvador, o Messias que é o Cristo, Senhor”. O Messias era esperado há muito tempo por todo o povo judeu, eles esperavam que o Messias viria como um forte guerreiro, mas ao contrário, o Messias veio pobre e humilde, a fim de reconduzir todos para Deus e ensinar o caminho do amor. Entoemos um cântico de louvor ao Senhor nessa Noite Santa.  

A segunda leitura é da carta de São Paulo a Tito (Tt 2, 11-14). Paulo diz a Tito que a graça de Deus se manifestou sobre todos nós, pois Deus nos presenteou com o nascimento de seu filho. A morte de Cristo na cruz foi para selar a aliança entre Deus e a humanidade e para redimir a humanidade do pecado. Foi um sinal da graça e da misericórdia de Deus. Agora, aguardemos a segunda vinda de Cristo, que não sabemos quando será, mas estejamos em constante oração e vigilância.  

O Evangelho dessa noite Santa é de Lucas, (Lc 2, 1-14), e esse trecho do evangelho de São Lucas relata quando José e Maria foram até a sua cidade Natal se registrarem como moradores, para cumprir o decreto do imperador Cesar Augusto. Eles subiram de Nazaré, na Galileia, para Belém, na Judéia, por serem da descendência de Davi.  

Aconteceu que em Belém completou-se o tempo da gravidez de Maria e ela deu à luz ao seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Não havia lugar para o filho de Deus nascer, e Jesus nasce em uma estrebaria, ou seja, local que guardava os animais. O filho de Deus nasce humilde para mostrar à humanidade que não importa o ter e o poder, mas o que importa é o amor. O Filho de Deus tinha que nascer assim, para mostrar à humanidade que o Reino de Deus não se constrói com guerras e espadas, mas no silêncio, na humildade e no amor.  

Para os pastores que habitavam aquela região, ao verem no céu uma estrela diferente, e se perguntando o que seria aquilo, um Anjo do Senhor lhes aparece e diz para eles não terem medo e os anuncia uma grande alegria. Naquela mesma noite, na cidade de Davi, nasce um Salvador, que é o Cristo Senhor. Eles vão até o local e encontram tudo conforme o anjo lhes tinha dito, encontram o menino envolto em faixas e deitado na manjedoura.  

Depois de participarmos da Missa do Galo, aproveitemos o momento para fazer, primeiramente, uma oração em família para agradecer o Natal que Deus nos concede celebrar na história de hoje. O centro do Natal é Jesus, Ele é o maior presente que podemos levar para todos e cada um. Desejo, de coração, aos que me leem e aos seus familiares, um Santo e abençoado Natal.  

Celebremos com alegria essa noite Santa do nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo. Que nessa noite não nos esqueçamos do dono da festa, que é Jesus Cristo. Entoemos um cântico de louvor, do mesmo modo que os anjos entoaram: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (cfLc 2,14).  

https://www.cnbb.org.br/paz-na-terra-aos-homens-por-ele-amados/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOTÍCIAS RECENTES

2022-12-24T07:32:43-03:00