CRB Nacional encerra curso do semestre sobre Novas Linguagens Digitais para Instituições Religiosas e Organizações e anuncia novas formações para 2025
Na segunda-feira, 25 de novembro, o Setor de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil realizou a aula de encerramento do curso “Novas Linguagens Digitais para Instituições Religiosas e Organizações”. O curso reuniu mais de 260 participantes ao longo do segundo semestre de 2024 e teve como objetivo capacitar religiosos, leigos e profissionais da comunicação a fortalecer a presença digital de suas instituições no contexto da comunicação digital.
Sob a direção geral da Irmã Neusa Santos, o encerramento aconteceu em forma de apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos, desenvolvidos a partir dos aprendizados ao longo do curso. Participantes destacaram a importância da formação e expressaram gratidão pelo aprendizado adquirido. “Esse tempo de aprofundamento foi realmente muito dinâmico e colaborou muito em minha formação digital”, afirmou Irmã Luciana, da Congregação das Discípulas do Divino Pastor.
Outra participante destacou o impacto das aulas inaugurais e a profundidade do conteúdo abordado: “Foi gratificante para mim a experiência desse curso de novas mídias digitais. Sou profundamente agradecida à CRB e à equipe de comunicação por nos proporcionar essa oportunidade de conhecer, aprofundar e aprimorar nossas relações com os meios digitais, para muitos ainda novidade. A aula inaugural foi belíssima, desde as origens da comunicação… Em tudo, muito grata à Ir. Neusa e aos professores e professoras que nos ajudaram com sua inteligência humana-divina e artificial”.
Outros depoimentos reforçaram a relevância do curso para o aprimoramento profissional e espiritual. Muitos participantes expressaram desejo de continuidade da formação e destacaram o papel do curso no fortalecimento da presença digital das comunidades religiosas. “Foi um curso maravilhoso, com muitas coisas novas aprendidas, experiências ricas e partilha de todos. Desejo que haja uma segunda etapa de aprofundamento”, ressaltou uma das participantes.
Irmã Iracema Menezes, uma das alunas do curso, elogiou o trabalho realizado pelo Setor de Comunicação. “Parabenizo a equipe de Comunicação da CRB, em especial a Ir. Nelsa e ao suporte técnico, pela presteza e eficiência demonstradas ao longo do curso Novas Linguagens Digitais para Instituições Religiosas e Associações.”
Durante o curso, foram abordados temas como marketing digital, inteligência artificial, gestão de mídias sociais, planejamento de conteúdo, alfabetização digital e gerenciamento de crises comunicacionais, sempre com foco na realidade e missão das Congregações e Ordens Religiosas. Entre os tópicos das aulas, destacaram-se linguagem intergeracional, transformação digital e uso de plataformas como Instagram, TikTok e Facebook para engajamento e evangelização.
Na aula de encerramento, os alunos apresentaram trabalhos finais que demonstraram a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Os projetos destacaram a integração de tecnologia com os valores da Vida Consagrada.
O Setor de Comunicação anunciou ainda o lançamento de dois novos cursos para o primeiro semestre de 2025, ambos com inscrições já abertas:
Comunicação Religiosa e Ferramentas para o Mundo Digital
Um curso online que dá continuidade à formação anterior. Ele busca aprofundar conhecimentos em comunicação digital, oferecendo ferramentas e estratégias para otimizar a presença online das Instituições Religiosas.
Início: fevereiro, com aulas às segundas-feiras, pela noite.
Inscrições: https://app.ciaticket.com.br/e/FERRAMENTASPARAOMUNDODIGITAL
Comunicação e Mídias Digitais 50+
Um curso voltado à prática, com foco nas principais ferramentas e plataformas digitais, auxiliando os participantes na adaptação ao mundo digital.
Início: março, com aulas às quartas-feiras, pela manhã.
Inscrições: https://app.ciaticket.com.br/e/MIDIASDIGITAIS50MAIS
Com essas formações, o Setor de Comunicação da CRB reforça seu compromisso em desenvolver formações para comunicação na Vida Religiosa e ampliar as possibilidades de evangelização no ambiente digital.